TAVOLO

tavolo

«Quando haveremos de viver, se não agora?» perguntava Séneca diante de uma mesa posta para seu regalo e dos seus amigos. Trata-se de uma pergunta, cuja resposta pode ser iludida com muita facilidade. Na verdade quando? Estamos vivos, agora. Em que outra altura poderemos viver, e com que maior satisfação do que ceando em agradável companhia?

M.F.K.Fisher em A arte de bem servir

TAVOLO é um passeio performativo que explora a questão do filósofo Séneca, citada por M.F.K Fisher, proporcionando aos participantes uma experiência artística e gastronómica na geografia de uma cidade, colocando o mundo físico e virtual em contacto, através de uma transmissão web via smartphone, interagindo com os mecanismos de difusão em rede e com os públicos a ele associados.

Percorrendo a malha urbana, mapeia os produtos, cheiros, sabores e culturas que se ligam em espaços como mercados, lojas alimentares ou simplesmente nas ruas. É uma experiência sensível, que convoca diversos tipos de expectadores a participarem num passeio, onde se cria uma cartografia imaginária dos sabores de uma cidade, bem como da sua história e culturas associadas.

É também um laboratório onde, sem menu pré-estabelecido, se experimentam os produtos recolhidos e se cria através destes diferentes significados culturais, terminando num banquete onde todos se reúnem na mesma mesa que percorreu a cidade.

Esta ação performativa decorre também, para além do percurso, em espaços culturais (normalmente espaço de galeria ou centro cultural) onde é montada uma instalação artística, composta por um tecido branco disposto no chão juntamente com 9 aventais, e uma projeção multimédia numa das paredes. Poderá também ocorrer com outra configuração, nomeadamente em espaços abertos, tais como praças, sendo neste caso as condições adaptadas ao local específico.

Comments are closed