Cozinhando na Paisagem em ALCALAR

milreu1

Realiza-se no próximo dia 20 de Abril, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, a acção performativa Cozinhando na paisagem. Esta é a primeira de um conjunto de iniciativas do género que terão lugar no Algarve no âmbito do projecto PALATO, numa iniciativa da Xerem com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

O PALATO foca-se no cruzamento entre arte, gastronomia e património e emergindo de um espaço essencialmente virtual, potencia a divulgação e criação artística e científica.

A comensalidade é o ponto de partida do PALATO que tem como morada o website www.palato.org, procurando abordar temas relacionados com arte, gastronomia e património material e imaterial como também estender esse cruzamento a outras ciências, conectando pessoas e projetos que se identifiquem com a proposta e que tenham o Palato apurado em sinestesia com o menu do projeto.

Marcando o arranque do PALATO, acontece nos Monumentos Megalíticos de ALCALAR a ação performativa Cozinhando na paisagem, a primeira de um conjunto de iniciativas que o artista Jorge Rocha desenvolverá em diversos monumentos da região Algarvia durante o ano de 2013.

Cozinhando na paisagem desenvolve-se em monumentos onde a envolvência do seu território se traduz na recolha de informação sobre a gastronomia de época, fazendo um cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.

Em cada sítio histórico, é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista em conjunto com os investigadores dos monumentos, desenvolve uma acção em formato Talk Show onde se cozinha ao vivo, transmitindo em directo na Internet e colocando os públicos físicos e virtuais em sinestesia.

Partindo de um menu estipulado a partir das referências encontradas nas entrelinhas da arqueologia e tendo em conta as características únicas de cada local, intui-se abordar factores paisagísticos e patrimoniais com enfoque em cada local.

A criação artística surge assim ancorada não apenas numa necessidade de, horizontalmente, investigar os territórios e as fronteiras entre as artes e as ciências, mas também de um interesse pela culinária e seus processos técnicos e culturais como matéria abordável do ponto de vista artístico, entrando num território expandido, no qual a estética se define nas relações humanas, estabelecidas por via de eventos marcados pela alimentação com interseção do mundo virtual.

Cozinhando na paisagem
Uma acção performativa de Jorge Rocha
Com a participação de Elena Morán, Isabel Soares, Rui Parreira
Monumentos Megalíticos de Alcalar

Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
20 de Abril, 18h
Visita orientada por Elena Morán
17h30 horas

Ficha técnica:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa

Uma iniciativa da XEREM (www.xerem.org)

Com o apoio:
Direção Regional de Cultura do Algarve
Museu Municipal de Portimão
LAC – Laboratório de Actividades Criativas
Localização (ver mapa)
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail info@palato.org
Subscreva todas as atualizações do site PALATO por e-mail aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.