Cozinhando na paisagem

paisagens

Este é um projecto artístico de Jorge Rocha que se insere na plataforma PALATO. Trata-se de uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos. Um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.
Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em direto, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO, sendo estas o foco da investigação artística em curso.
O ano de 2015 traz a realização de um conjunto de ações performativas, culminando numa exposição onde será apresentado o trabalho desenvolvido.

Artigos relacionados:


Exposição Paisagens Condutoras para visitar até final do ano

A exposição Paisagens Condutoras – 2º acto de Jorge Rocha em colaboração com Ricardo Soares e Elena Morán inaugurou no passado dia 12 de Novembro no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, numa iniciativa da RIZOMA LAB e do Município de Vila do Bispo com o apoio do programa 365 Algarve.

Continue reading

Edição Cozinhando na Paisagem 2015 terminou na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Nesta sessão de encerramento do Cozinhando na Paisagem realizada no interior da Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, o público que atingiu as 92 pessoas, encontrava-se disposto de frente para a porta de entrada – uma perspectiva geralmente privilegiada a quem dirige os rituais religiosos.

Continue reading

COZINHANDO NA PAISAGEM NA ERMIDA Nª Srª DE GUADALUPE

O Cozinhando na Paisagem realiza-se no Concelho de Vila do Bispo, mais precisamente no monumento Ermida Nossa Senhora de Guadalupe, no próximo dia 18 de Outubro, pelas 16h00. Previamente, pelas 15h30 será efectuada uma visita guiada por Manuel Castelo Ramos a este monumento do séc.XV ligado à epóca dos descobrimentos. É também uma oportunidade para assistir presencialmente ao último Cozinhando na Paisagem de 2015, que contou com 8 acções entre o Algarve e o Alentejo.

Continue reading