Cozinhando na Paisagem realiza-se na Villa Romana de Milreu

DSC_8809

A acção performativa Cozinhando na Paisagem de Jorge Rocha realiza-se no próximo dia 15 de Junho às 18h na Villa Romana de Milreu com a participação dos arqueólogos João Pedro Bernardes e Rui Parreira.

Cozinhando na paisagem integra-se no projeto www.PALATO.org e consiste numa série de ações performativas de Jorge Rocha realizadas em monumentos onde a envolvência do seu território se traduz na recolha de informação sobre a gastronomia de época, fazendo um cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.

Partindo de um menu estipulado a partir das referências encontradas nas entrelinhas da arqueologia e tendo em conta as características únicas de cada local intui-se valorizar factores paisagísticos e patrimoniais.

Em cada sítio histórico, é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista em conjunto com investigadores, desenvolve uma acção performativa em formato Talk Show onde se cozinha ao vivo, transmitindo em directo na Internet e colocando os públicos físicos e virtuais em sinestesia.

Depois da se ter realizado nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, a acção performativa terá agora lugar na Villa Romana de Milreu com a participação especial dos arqueólogos João Pedro Bernardes e Rui Parreira.

“Localizada a poente da aldeia histórica de Estoi, a 8km de Faro, a Villa Romana de Milreu revela uma ocupação continuada desde o séculoI e até ao século XI. O conhecimento da sua história revela-nos que terá sido habitada por famílias de elevado estatuto social e político, às quais eram proporcionadas as necessidades não só de um quotidiano rural, como também de grande vivência lúdica.”

Cozinhando na Paisagem será antecedido por uma Visita Encenada, protagonizada pelos estagiários do curso profissional Técnico de Artes do Espectáculo – Interpretação da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, orientada pela Prof.ª Ana Cristina Oliveira, no âmbito de um Acordo de Colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e aquela entidade.

O PALATO (www.palato.org) foca-se no cruzamento entre arte, gastronomia e património e emergindo de um espaço essencialmente virtual, potencia a divulgação e criação artística e científica.

Villa Romana de Milreu
15 de Junho

Cozinhando na paisagem
Uma acção performativa de Jorge Rocha
Com a participação de João Pedro Bernardes, Rui Parreira
18h

Visita encenada
17h00

Ficha técnica do PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa

Uma iniciativa

xeremlogo

 

 

Com o apoio:

cultalg lacologo Brasão de Estoi com qualidade

Info:
Localização (ver mapa)
Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail info@palato.org

Subscreva todas as atualizações do site PALATO por e-mail aqui

Contactos telefónicos:
Carmo Serpa – 964735536 (Produção)
Jorge Rocha – 960100020 (Coordenação artística)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.