Cozinhando na Paisagem aconteceu no Castelo de Aljezur


A acção performativa Cozinhando na Paisagem de Jorge Rocha, realizou-se no passado dia 31 de Agosto no Castelo de Aljezur, com a participação de Natércia Magalhães (historiadora ) e Silvina Silvério (arqueóloga), que ajudaram a perceber as relações gastronómicas que nos sugere aquele monumento.

A sessão decorreu no interior do Castelo, tendo como pano de fundo a paisagem que o circunda. Com um plano visual caracterizado pela linha do horizonte, Jorge Rocha em conjunto com as suas convidadas, cozinharam durante cerca de 1h20 min para uma audiência interessada, que no final os interpelou com diferentes perguntas.

Num discurso focado sobre a ocupação islâmica no Algarve e sua relação com a edificação do Castelo de Aljezur, foram confeccionadas diferentes receitas, que nos ajudam a perceber algumas características, que ainda remanescem nos hábitos alimentares, culturais e sociais na região.

Veja aqui um conjunto de fotografias, da autoria de Ricardo Soares/PhotoArch, que permitem descortinar o momento único que se viveu em Aljezur ou assista à gravação da sessão disponível no Palato Channel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.