A dieta mediterrânica no Forum Anna Lindh

SAMSUNG DIGITAL MOVIE

Encontro-me neste momento a participar no Fórum Anna Lindh Mediterranean 2013 que se realiza em Marselha. Trata-se de um fórum organizado pela Fundação Anna Lindh e que reúne a cada três anos pessoas de diversas origens do mediterrâneo e Europa, promovendo o debate sobre um conjunto de assuntos que pretendem servir como base para recomendações à Fundação, pretendendo gerar impacto em futuras políticas na esfera política Euro-Mediterrânica.

Na prática, tratasse de reunir a sociedade civil e as organizações aqui representadas e estimular um trabalho mais horizontal, marcado pela prática do diálogo.
Na agenda do dia esteve um painel em formato workshop sobre “A Green Economy for a Sustainable Mediterranean” e nele uma das participantes colocou como proposta recomendar uma maior promoção da dieta mediterrânica como forma de por um lado, combater problemas técnicos ligados ao consumo de excessivo de Junkfood e por outro estimular a partir dai uma nova economia, mais sustentável e baseada nos produtos mediterrânicos.

Esta questão, alicerçada sobre a importância desta dieta na cultura portuguesa e de uma boa parte dos países aqui representados, coloca-nos um importante debate que não deve ser entendido apenas na esfera do alimento, mas antes amplificado nos hábitos culturais que temos e como devemos mudar atitudes, desenvolver estratégias de existência numa sociedade sustentável e com hábitos alimentares equilibrados.

Ainda nesta sequência de pensamento e após o o encontro, chegou a hora de comer. Curiosamente o almoço funcionou como um serviço de Catering sem ligação estratégica nenhuma com a alimentação que une todas estas culturas. Ouvia-se em plano de fundo diversas pessoas que procuravam perceber os ingredientes e decidir se poderiam comer. É que por vezes, entre molhos e grelhados uma espetada de porco pode passar despercebida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.